Serrapilheira e a ação dos fungos

Serrapilheira e a ação dos fungos

sábado, 16 de julho de 2011

SMOG fotoquímico

Este fenômeno a grosso modo pode ser descrito como a mistura ente fumaça (poluição) e neblina que na presença da energia solar realiza reações químicas produzindo substancias como: aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis entre outras substâncias.
A etnologia da palavra smog é inglesa, ela é a contração das palavras smok = fumaça + fog = a neblina dando origem à palavra smog. Este fenômeno foi observado pela primeira vez em Londres capital e a maior e mais importante cidade da Inglaterra, causando a morte de muitos cidadãos londrinos. Em 1952 este evento ocorreu assiciado ao processo de inversão térmica causando a morte de mais de 4000 abitantes da cidade de Londres.
O smog fotoquimico é a mistrura de poluentes associados aos produtos da combustão de combustiveis fósseis e de hidrocarbonetos volateis com a neblina, formada pelo vapor d’agua que se condença a baixas altitudes, esta mistura produz uma massa de vapor d‘agua e as substancias já citadas, que tem reações catalisadas na presença da luz solar por este motivo é definido como fotoquímico. O smog é bastante comum em grandes cidades que possuem uma produção significativa de poluentes.
Esse evento causado pela poluição contribui negativamente tornando o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde; inconveniente ao bem-estar público; danoso aos materiais, à fauna e flora; prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais locais. este fenômeno pode causar alergias, irritação nas mucosas e en casos mais graves até a morte.
los angeles, 26 de dezembro de 2006
fonte: Flickr (BUSS, 2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário