Serrapilheira e a ação dos fungos

Serrapilheira e a ação dos fungos

domingo, 17 de julho de 2011

Inversão Térmica

A inversão térmica é um fenômeno meteorológico comum em grandes metrópoles, vale salientar que este é um fenômeno natural e pode ocorrer em diversas regiões como em áreas rurais. A intensificação na emissão de poluentes que torna nociva a sua ocorrência deste evento provocando desde uma simples alergia até mesmo a morte. Este fenômeno meteorológico ocorre geralmente no período de outono e inverno tendo em vista que o ar atmosférico torna-se mais seco.
Fonte: Goole imagens

A mecânica deste fenômeno é bastante simples segue os seguintes passos:
·        O ar mais próximo da superfície devido ao processo de transmitância, processo pelo qual a energia luminosa emitida pelo sol é absorvida pela superfície e transmitida na forma de energia infravermelha (sendo essa por sua vez emitida no campo termal), aquece o ar que tornando-se menos denso tende a ascender;
·        O ar mais frio por sua vez sendo ele mais denso tende a descer.
Este evento cria na porção mais baixa da troposfera uma camada mais quente entre duas camadas mais frias, produzindo uma péssima condição para a dispersão dos poluentes na atmosfera, pois confina na região mais fria próxima a superfície os poluentes devido a alteração na convecção natural da atmosfera.
fonte: Portal São Francisco
A inversão térmica foi observada pela primeira vez em Londres, maior e mais importante cidade e capital da Inglaterra em 1952, este fenômeno ocorrera associada ao smog, provocando a morte de muitos cidadão ingleses, tal evento fico conhecido como The Great Smog - )  o grande smog. No ano de 2007 este fenômeno também ocorreu em Santiago capital do Chie e em São Paulo, maior pólo econômico do Brasil.
Explicando o tempo (inversão térmica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário