Serrapilheira e a ação dos fungos

Serrapilheira e a ação dos fungos

terça-feira, 5 de julho de 2011

Efeito Estufa


O efeito estufa é um fenômeno natural de manutenção para a vida na terra, ele ocorre por conta dos gases (CO2 dióxido de carbono, N2O oxido nitroso, CH4 metano, CFC’s clorofluorcarbonetos, CFxClx clorofluormetanos) presentes na atmosfera que absorvem a radiação emitida pela superfície terrestre (radiação infravermelha) elevando assim a temperatura no planeta, também pode ser definido como o aquecimento das camadas  baixas da atmosfera devido à retenção da radiação infravermelha pelo vapor d’água da atmosfera, poeiras e determinados gases entre eles o dióxido de carbono. 
O agravamento deste fenômeno pode ter efeitos catastróficos para o clima e consequentemente para os seres vivos. Este agravamento de desestabilização do equilíbrio energético no planeta é o que da origem ao aquecimento global.
           O Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Organização das Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988 no seu relatório afirma que a maior parte deste aquecimento,observado durante os últimos 50 anos, se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.
Esquema grafico


Efeito estufa
INPEvideoseduc - MAG-2/14 Efeito estufa

Nenhum comentário:

Postar um comentário